terça-feira, 29 de março de 2011

Porque Deus não destrói o diabo?


Há pouco assisti a um vídeo do John Piper no youtube onde ele estava fazendo a divulgação de um novo livro. Dentre vários assuntos que o livro aborda, um chamou-me a atenção. Foi o seguinte tema: “Sendo Deus tão poderoso, porque Ele não destrói Satanás de uma vez?”. Boa pergunta. Então pus-me a pensar.
O argumento do Piper foi o seguinte. As vitórias em nossos embates contra Satanás contribuem para maior glória da Deus. É um bom argumento, mas acho que não é só isso. Na verdade, suponho que existam, não um, mas alguns motivos para Deus não destruir Satanás. Deixe-me ver.
O caráter de Deus é um bom motivo para Satanás ainda não ter sido destruído. Não é do feitio de Deus aniquilar todos aqueles que não queiram nada com Ele. Deus não é ditador. Pelo contrário, Ele é longânimo. O juízo de Deus nunca é imediato, sendo assim Ele não pode agir contra sua própria natureza, mas o juízo sobre o diabo virá, pois o mesmo Deus longânimo é o Deus que não tem o culpado por inocente.
Outra idéia é que Deus não aniquila satanás porque ele serve aos seus propósitos. Para nos provar, por exemplo. Não que o diabo faça isso deliberadamente, mas Deus sendo conhecedor de tudo, prepara todos os cenários e se antecipa a todas as jogadas do diabo, para que no fim o resultado seja o que Ele planejou. Assim Deus transforma o mal, em bem, como no caso de José.
Além disso, a idéia termos um inimigo nos impele a buscarmos mais a Deus. Então podemos dizer que o diabo contribui para nossa espiritualidade. Quem diria!
Outro pensamento é que Deus usa o diabo como instrumento de juízo, sejam sobre nações, povos, cidades ou indivíduos. Um exemplo disso foi a permissão que Jesus concedeu a legião de demônios para entrar nos porcos. Isso foi um juízo, um castigo contra os gadarenos por criarem porcos, que eram considerados animais imundos pelos judeus.
Outra teoria, e acho essa a mais interessante, é que Deus não destruiu satanás para servir de exemplo para nós e para os anjos. Para mostrar-nos em que pode se tornar uma criatura distante de Deus. Existe coisa pior do que ser tornar um diabo? A existência de satanás é uma pregação personificada, e a mensagem é a seguinte “eu sou o que sou porque escolhi viver longe de Deus”.

17 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA IRMÃO,GOSTEI MUITO DESSA REFLEXÃO,NA VERDADE CONCORDO COM TUDO QUE O IRMÃO ESCREVEU.
FICA COM DEUS.

Fabio disse...

Parabéns pelo texto! Me fez entender um pouco mais sobre os propítos de Deus. Sou teu Fã.

Anônimo disse...

QUe tal: "Qual é o sábio criador que destrói sua própria obra?"

abraços (:

Anônimo disse...

"O caráter de Deus é um bom motivo para Satanás ainda não ter sido destruído." Se Deus por um caráter bom e ser perfeito por que ele ele deixa alguns de seus filhos sofrer eternamente?Deus e perfeito por que ele criou o mal (o anjo lúcifer)para atomentar seus filhos (nós)

Daniel Fragoso disse...

Diria eu que se Deus nos deu o livre arbítrio, justamente para escolhermos o que é melhor para cada um, ou seja, Ele (Deus), agindo assim não torna obrigatória nossa adoração a Ele, pois para os que quiserem existe o outro lado.
Daniel Fragoso
dsilva@brevity.com.br

Anônimo disse...

“eu sou o que sou porque escolhi viver longe de Deus”. essa foi forte.

Anônimo disse...

O que posso entender segundo as escrituras e que Yahoo {Deus] criou tudo incluindo o adversario para provar {ja que Ele nao prova ninguem]quem e adorador que o adore em espirito e em verdade e como roma e os religiosos distoceram as escrituras e tambem a maioria nao leem as escrituras {que e Deus falando], ficam acreditando em tudo que esses religiosos mercenarios falam,porem, quando as escrituras em Ez 28 e Is 14 falam sobre um ser,esse ser e humano e nao o adversario,pois baseado no que diz Gn 3,Jo 1 e Jo 2,1 Reis 22:21,22, Mt 4,Ap 2:10 e varias outras passagens das escrituras,nao posso crer que o adversario seja adversario de Deus e sim dos homens,pois suas paixoes fazem voce se afastar de Deus e se achegar ao adversario e assim ser reprovado pelo crivo de Deus.O adversario e servo de Deus obediente que so vai ate onde Deus permite, e ele E assim desde o principio e tentou provar ate Yahooshua[o que voces chamam de Jesus]homem.Leia as escrituras como servo e nao como Deus.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gostei do texto irmão.. " A existência de Satanás é uma pregação personificada, e a mensagem é a seguinte “eu sou o que sou porque escolhi viver longe de Deus”." essa frase diz tudo, assim como Jesus o Cristo é nosso espelho e modelo para o bem, Satanás é para o que é ruim - tendo cada um a sua recompensa - o Sangue de Cristo para a purificação e Salvação eterna ou o salário do pecado que é a morte... e Satanás não obedece a Deus com a sua livre e espontânea vontade, ele sabe o quão imensurável é o poder do Criador, ele obedece por medo e não por respeito.
Shalon. Honra ao Cordeiro.
Abraço.

rickferreira disse...

Texto interessante.
Tenho fé, mas não sou religioso.
Mas em tudo isso há algo que muito me incomoda.
De onde tiram coisas do tipo: "o deus quer isso, o deus quer aquilo. ele gosta que isso seja assim, e nao assado.".
E agora, pela primeira vez vi no seu texto uma referencia a uma fala do diabo.
De onde vem esse tipo de coisa?

Anônimo disse...

Ӏ am regular reader, how are you everуbody? Thіѕ paragraph
posted at thiѕ ωeb sitе iѕ in fact pleasant.


Ηere is my homeρage: linked website

Anônimo disse...

It iѕ eaѕy in mу vіew tο get a common e-cig and
deсіԁe they arе not for уоu ωith out researсhing and lоoking dіfferent gоoԁs.
І staгted together wіth E-Litеs and they аre ok but not great.
I found them hard to draω/dгаg upon аnd you
were required to change the method уоu smoke to get a ѕatіsfyіng ρuff of smoke.
Anywaу this isn't an assessment of E-Lites its critiquing the GreenSmoke so here goes:

My web blog; green smoke e cig

Romildo disse...

Perdoe-me em dizer isso amigo mas o texto é teologicamente muito pobre.
Deus não destrói o diabo por causa de SUA (de Deus)JUSTIÇA.Ele criou Lucifer, que é o diabo, para viver para sempre e desta forma Deus o Criador não pode negar a SI mesmo ..

a paz de Cristo

Anônimo disse...

"Deus sendo conhecedor de tudo, prepara todos os cenários e se antecipa a todas as jogadas do diabo, para que no fim o resultado seja o que Ele planejou. Assim Deus transforma o mal, em bem." EXATAMENTE!!! só quem já passou pela esquizofrenia e se recuperou sabe do que o dono do blog falou.

Negrodela disse...

Bem, minha opinião é: Deus por ser onisciente ele criou o Lucifer, nesse proposito de mastrade se alzentar do céu e deixa-lo só, para que ele e a 3°parte de anjos se corrompeci, pois onde estava Deus nesses dias? Gente Deus é oniciente, e onipresente, ele sabe de tudo antes que aconteça e ver tudo em toda parte, nada aconteci sem a permissao dele; o plano de Deus que tanto se fala ta em pratica desde sempre. Só se chegamos a Deus por conta de advercidades da vida muitas vezes causada por diabo e muitas vezes por nosso teimosia.

LMady disse...

Ehhh explica sobre o porque mas não aceito(não é sua culpa) o que não aceito é "ele" provar tanto uma pessoa...
Parabéns pela postagem.