terça-feira, 24 de maio de 2011

Porque Deus não perdoa o diabo?


Se um dia você perguntou sobre isso, eis aí a resposta (não uma resposta absoluta,apenas a minha visão. Portanto pode ser contestada).
Deus não perdoa o diabo porque ele não quer ser perdoado.
Deus só pode perdoar alguém que quer ser perdoado, e esse não é o caso do nosso adversário. Aí vai um pensamento teológico.
Satanás é um anjo. Anjos são espíritos com personalidade. Quero dizer com isso que a essência de um anjo é completamente espiritual, e nesse corpo unicamente espiritual reside a inteligência, intelecto, sentimento e vontade dos anjos, diferente do homem que um ser tricotômico (corpo,alma e espírito). No homem, o corpo é a residência da alma. Em nossa alma estão nosso intelecto, sentimento e vontade, e ainda temos o espírito (fôlego de vida, e a grande cartada de Deus) E por quê?
Os anjos por serem criaturas espirituais foram criados eternos, por isso, quando satanás e os demais anjos pecaram tornaram-se pecadores eternos, por causa de sua natureza eterna. O homem não foi criado eterno. Os anjos são espíritos, o homem alma vivente. Quando o homem pecou, a alma do homem se corrompeu, mas o espírito do homem permaneceu intacto, essa foi uma grande sacada de Deus. Quando alguém recebe a Cristo como salvador o Espírito Santo passa ser um só com nosso espírito humano, a partir daí Ele (o Espírito Santo) opera na vida o homem o novo nascimento exercendo influência sobre a alma do homem fazendo dele uma nova criatura.
Com o diabo e os demais anjos é diferente. Eles não tem o espírito livre para receberem o Espírito Santo porque eles são essencialmente espírito. Por não poderem receber o Espírito Santo não podem ser convencidos do pecado, da justiça e do juízo.
O Espírito Santo nos convence das coisas espirituais. Satanás e os demais rebeldes não precisam do Espírito Santo para serem convencidos de coisas espirituais porque eles vivem no mundo espiritual, portanto sabem coisas sobre Deus que nós sabemos apenas pela fé. Por isso o pecado deles se torna imperdoável.

Ufá! Que viagem!

P.S.: Sei que esse texto vai ser polêmico. Rs

13 comentários:

Anônimo disse...

Excelente

Douglas disse...

Cara.. simplismente a melhor, mais pessoal(suas palavras, seus pensamentos, sem frases feitas)e com nexo resposta sobre o assunto que já li... e é exatamente o que minha mãe falou e que eu tb concordo, alias agradeço à Deus por ter uma SANTA como mãe...
Porem a parte sobre a grande sacada e o espirito santo faz MTT sentido, porém se ele se arrepende-se de coração(o que provavelmente jamais ocorrerá e Deus sabe) eu acho que seria perdoado apesar de EU achar que ele não mereça... mas Deus não é sujo como nós.. ele só sabe AMAR , amar e amar!!

Anônimo disse...

essa foi a melhor explicação que eu já li sobre o tema, muito bom mesmo.

Anônimo disse...

Pai filho,espirito santo. Somos todos um soh,DEUS nao ve trevas e tudo comeca do nada e nada comeca do tudo!

Anônimo disse...

Especuladores,Deus nao precisa perdoar o adversario dos inimigos de Deus,pois quem e inimigo de Deus sao aqueles que nao negam se a si mesmo e so fazem sua propria vontade.O nosso adversario nao faz o que quer,mas faz so o que Deus permite.Este sim e obediente,nos NAO. O meu problema e que Deus me deu autonomia.

Jonatas disse...

Anônimo. Não é questão de obediência do diabo. É de interferência. Poderia também dizer que em Sua plena vontade Deus não interferia em alguma ação do diabo, ele simplesmente "o liberaria" para justamente para colocar o homem em prova a fim de que a maturidade espiritual dele seja alcançada. Mas mesmo assim, a resposta correta ainda não é esta. O diabo foi derrotado na cruz do calvário através do sacrifício do filho unigênito de Deus, o messias que deu a sua própria vida para que todo o que crê em sua palavra tenha a vida eterna. Logo o diabo não tem participação alguma nas provações, a menos que o procurem e deixem-se seduzir.
As provações em sua maioria são consequência do que o homem plantou e em algumas situações o próprio Deus prova os seus filhos. Nas duas situações é permissão de Deus, pois determinado por Deus foi a lei da colheita neste mundo pecador e a justiça sobre as escolhas. O diabo enquanto lúcifer era obediente ao Senhor mas se deixou levar por seus próprios interesses e rebeldia. E desde que cometeu aquele errou, a desobediência passou a reinar nele e por tanto de forma alguma existe qualquer tipo de obediência.

Anônimo disse...

conta um negocio aki, o Diabo ele ke ser perdoado sim meu Pastor uma pessoa mt usado por Deus em um dia veio um anjo e levou ele no inferno o Lucifer não estava no inferno ele estava abaixo do inferno mt abaixo do iferno em uma enorme sala acorrentado em 2 colunas e varias correntes em seus braços, asas, e pescoço ée ai Jesus apareçeu e ele começava a chora querendo perdão e dps questão de minutos ele começava a odia jesus blafemando contra ele e voltava a pedi perdão outra vez ele se assustou qnd viu Jesus fikou sem entender oke Jesus keria ali perto dele bateu uma tristeza no meu coração tbm ée do Pastor foi uma tristeza mt grande vendo ele chorando pedindo perdão a Jesus ée ai Jesus falow ke ele teve sua chase + a jogou fora ée ai Jesus falow não tenha pena dele ée o setimento mudou de repende para raiva do Lucifer o pastor falow pouko sobre esta esperiencia cm o diabo + eu acredito noke ele falow

Dário Tortola disse...

PARABÉNS. ESSE SEU RACIOCÍNIO REALMENTE FAZ CALAR A VOZ DAS DUVIDAS E INCERTEZAS E NOS FAZ ACREDITAR AINDA MAIS NO PLANO ESPIRITUAL. VC REALMENTE FOI USADO POR DEUS. Q O SENHOR JESUS CONTINUE LHE USANDO.

Anônimo disse...

hello there reflexaoespiritual.blogspot.com blogger discovered your site via yahoo but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have found site which offer to dramatically increase traffic to your blog http://mass-backlinks.com they claim they managed to get close to 4000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my website. Hope this helps :) They offer most cost effective services to increase website traffic at this website http://mass-backlinks.com

Tony Mota disse...

Perdoe-me pelas palavras chulas.

Se Deus prefere foder as suas criaturas ao invés de matar Satanás, e começar tudo do zero, então ele tem um conceito de mroalidade duvidoso.

A sua explicação foi ótima para um deus sábio, mas o deus cristão é onisciente e onipotente.

O diabo quer apenas ser um deus. Só isso.

Se deus é perfeito, todas as suas criaturas poderiam ser perfeitas pois a perfeição de um indivíduo não pertubaria a perfeição do outro.

Infelizmente o que deus nos passa é que ele provocou a situação, para ser venerado e capaz de resolvê-la. É hilário que este sentimento de Deus é muito mais humano que divino : um pai amoroso deseja que o seu filho lhe olhe nos olhos e que ele seja tratado como um igual. Se o filho revenrenciá-lo ou não, o pai não lhe privará de nada.

Por último ressalto algo que se deus concede o livre arbítrio, ele deveria simplesmente deixar lúcifer ser um deus. Mas pelo que vemos ele ficou foi com raiva de ter uma criatura querendo ser alguém como ele.

Anônimo disse...

Meu querido n se trata de livre arbitrio satanas n e ser humano para obiter livre arbitrio ele era um anjo d luz ele e espirito deus lhe deu uma chanse para se arrepender mas ele n quis... deus e insubistituivel ele deus e ninguem pode ser como ele pq ele e santo... eo pecado entrou no mundo por causa d satanas...entao deus n fez nd com satanas ele o proprio satanas q fez.

Anônimo disse...

Deus nos criou imortais sim e eterno é o que não tem inicio nem fim e apenas Deus é dessa forma.então discordo da sua explicação

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação. Vou meditar na Palavra sobre isso. Deus te abençoe !