terça-feira, 31 de maio de 2011

O homem antes da queda


Dizem os cientistas que a maioria das pessoas não chega a usar nem 10% de sua capacidade mental. Alguns afirmam que Einstein, um dos homens mais inteligentes que já passou por aqui, usava um pouco mais que isso. Talvez 11 ou 12%. E qual é a causa de não utilizarmos toda potencialidade do nosso cérebro?
Ainda que a ciência tenha suas respostas, eu prefiro continuar com a Bíblia que diz que a razão disso é o pecado.
Pense em todos os avanços tecnológicos, médicos e científicos do homem. A NASA envia homens ao espaço, assim como um pai manda o filho à padaria. A engenharia e arquitetura constroem coisas incríveis (você já viu as coisas que estão fazendo em Dubai?). Hoje os médicos conseguem realizar intervenções cirúrgicas em qualquer lugar do mundo acessando remotamente um robô através da internet. Ao vermos isso nos perguntamos: Aonde o homem vai chegar? Não sabemos. A única coisa que sei é que tudo que foi feito e ainda será feito, dificilmente será feito com mais de 10% da capacidade do cérebro.
Agora imagine o homem antes da queda. Pense em Adão. O primeiro homem criado. Ele era a imagem e semelhança de Deus, totalmente sem pecado. Potencial do cérebro disponível, 100%. Adão era completo.
Apenas um homem como Adão teria a capacidade de nomear todos o animais existentes. Você conseguiria? Eu não. Segundo estudos existem cerca de 8 tipos de inteligência (matemática, lingüística, musical,espacial, físico-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista), hoje essas inteligências são distribuídas individualmente, mas Adão provavelmente possuía todas. Adão tinha autoridade sobre todos os animais, e não se escandalize com o que vou dizer, ele podia se comunicar com eles. Aí você me diz: De onde você tirou isso? É só ler a Bíblia. Porque a Adão não se assustou quando a serpente falou com ele? Simples. Porque ele já estava acostumado a conversar com os animais. Se o homem não tivesse pecado, apenas poucas gerações de Adão seriam necessárias para construir tudo que existe hoje. Além de inteligência, Adão também era um homem de extrema força, uma força sobre comum. Como ele sozinho, digo antes de procriar e ver seus filhos crescerem, poderia cuidar de tudo que Deus havia criado? Um exemplo disso é a força de Sansão. De onde você acha que ela vinha? A força de Sansão nada mais era do que a liberação do tipo de força que Adão tinha antes da queda. Isso acontecia quando o Espírito do Senhor vinha sobre ele.
Apenas o Espírito Santo é capaz de liberar todo potencial que foi plantado por Deus em nós.

Pense nisso!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Porque Deus não perdoa o diabo?


Se um dia você perguntou sobre isso, eis aí a resposta (não uma resposta absoluta,apenas a minha visão. Portanto pode ser contestada).
Deus não perdoa o diabo porque ele não quer ser perdoado.
Deus só pode perdoar alguém que quer ser perdoado, e esse não é o caso do nosso adversário. Aí vai um pensamento teológico.
Satanás é um anjo. Anjos são espíritos com personalidade. Quero dizer com isso que a essência de um anjo é completamente espiritual, e nesse corpo unicamente espiritual reside a inteligência, intelecto, sentimento e vontade dos anjos, diferente do homem que um ser tricotômico (corpo,alma e espírito). No homem, o corpo é a residência da alma. Em nossa alma estão nosso intelecto, sentimento e vontade, e ainda temos o espírito (fôlego de vida, e a grande cartada de Deus) E por quê?
Os anjos por serem criaturas espirituais foram criados eternos, por isso, quando satanás e os demais anjos pecaram tornaram-se pecadores eternos, por causa de sua natureza eterna. O homem não foi criado eterno. Os anjos são espíritos, o homem alma vivente. Quando o homem pecou, a alma do homem se corrompeu, mas o espírito do homem permaneceu intacto, essa foi uma grande sacada de Deus. Quando alguém recebe a Cristo como salvador o Espírito Santo passa ser um só com nosso espírito humano, a partir daí Ele (o Espírito Santo) opera na vida o homem o novo nascimento exercendo influência sobre a alma do homem fazendo dele uma nova criatura.
Com o diabo e os demais anjos é diferente. Eles não tem o espírito livre para receberem o Espírito Santo porque eles são essencialmente espírito. Por não poderem receber o Espírito Santo não podem ser convencidos do pecado, da justiça e do juízo.
O Espírito Santo nos convence das coisas espirituais. Satanás e os demais rebeldes não precisam do Espírito Santo para serem convencidos de coisas espirituais porque eles vivem no mundo espiritual, portanto sabem coisas sobre Deus que nós sabemos apenas pela fé. Por isso o pecado deles se torna imperdoável.

Ufá! Que viagem!

P.S.: Sei que esse texto vai ser polêmico. Rs